População do Sertão Sergipano enfrenta a maior estiagem dos últimos 5 anos


Atingidos por um período de seca que já dura cinco anos consecutivos, 19 municípios sergipanos decretaram situação de emergência e a população aguarda ações dos governos federal, estadual e municipais. Devido à falta de chuva, os produtores acumulam grandes prejuízos com a safra agrícola, além da perda da criação de gado.
(Foto: Magnus Nascimento)
A longa estiagem já afeta os municípios de Gararu, Poço Redondo, Canindé do São Francisco, Graccho Cardoso, Itabi, Nossa Senhora Aparecida, Cedro de São João, Propriá, Telha, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Capela, Poço Verde, Frei Paulo, São Domingos, Macambira, Pinhão, Carira e Ribeirópolis.
Somente nos municípios que abrangem as regiões do Sertão, Alto Sertão e Agreste Central a seca está afetando uma população superior a 170 mil pessoas.
A decretação de situação de emergência, além de viabilizar o fornecimento de água tratada à população, por meio da Operação Carro-Pipa Federal, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o reconhecimento ainda permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil.
Da redação: Gilson de Oliveira
Contatos: e-mail: [email protected]
WhatsApp: (079) 9-9660-2561 (Não recebe chamadas)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.