Notícia

Polícia Civil desarticula grupo criminoso responsável por furto de animais no interior do Estado

Equipes da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais (Dercra), com apoio da Divisão de Inteligência (Dipol) e da Delegacia de Tobias Barreto, deflagraram a Operação Cavalo de Tróia para o cumprimento de mandados de busca e apreensão na região Sul do Estado. A ação policial, deflagrada na manhã desta quinta-feira (16), teve como objetivo desarticular um grupo criminoso responsável pela prática de furto de gado e de outros animais, resultando em quatro suspeitos presos.

A investigação, que culminou na ação policial, foi iniciada pela Delegacia de Frei Paulo, em outubro de 2019, quando nove cabeças de gado foram furtadas de uma fazenda, situada na Zona Rural de Frei Paulo. O mesmo grupo criminoso seguiu praticando outros furtos de animais em diferentes regiões de Sergipe, como Itabaianinha, na região Sul, e Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão sergipano.

Após um longo período de investigação, com a atuação do grupo criminoso já sendo monitorado por agentes policiais da Dercra e da Dipol, o Juízo de Direito da Comarca de Frei Paulo expediu os mandados de prisão em desfavor dos principais membros da associação criminosa, que, atualmente, havia se especializado no furto de cavalos e jumentos em Cristinápolis e municípios circunvizinhos.

De acordo com o delegado Fernando Melo, após a criação da Dercra, as investigações foram repassadas à unidade especializada. As investigações foram aprofundas e descobriu-se que se tratava de um grupo grande especializado em roubos e furtos de diversos animais. A polícia também identificou todos os participantes, desde o mentor até os principais executores. Um desses executores, dono do caminhão boiadeiro apreendido, faleceu de Covid-19 ainda no ano passado.

O grupo atuava em diversas partes do Estado e também havia denúncias da prática no Estado da Bahia. Os animais eram repassados para o mentor conhecido pela alcunha de Jaiminho, que também tinha um açougue na cidade de Cristinápolis, região Sul de Sergipe. De acordo com as investigações, um funcionário da prefeitura de Cristinápolis e um servidor público do Estado estão entre os integrantes da organização criminosa.

Da Redação: Gilson de Oliveira
Contatos: [email protected]
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.