Notícia
Pesquisa do Ministério da Saúde aponta Sergipe como o quarto estado do Nordeste em mortes no trânsito
A pesquisa se baseou em dados de 2006 e revelou que a taxa de mortes no trânsito é de 19,9 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, o valor relativo ficou acima da média da região, que foi de 17,4.
No ano do estudo, Sergipe teve 372 óbitos relacionados com acidentes no trânsito. Os atropelamentos foram responsáveis por 27,9% dos casos, seguidos por ocupantes de veículos, 21% e acidentes com motocicletas, 19,8%. O aumento na frota de motocicletas e a inobservância de leis de segurança, principalmente nos municípios do interior, foram a principal razão do grande registro de acidentes envolvendo motos.
O estudo revelou ainda o impacto dos acidentes no atendimento da rede pública de saúde. 15% de todos os casos de internação por causas externas são por acidentes de trânsito, o que representa um gasto de R$ 118 milhões por ano aos cofres públicos. Dados de Sergipe revelam que houve uma taxa de internação de 32, 1 pacientes para cada grupo de 100 mil habitantes, as vítimas de acidentes com moto são a maioria, taxa de 11,3.
O mais preocupante com a divulgação do levantamento é poder constatar que os acidentes podem ser evitados. Dirigir embriagado, a imprudência e o excesso de velocidade são os principais fatores causadores de acidentes. Somente a fiscalização não dá conta do tamanho da frota nem de uma mudança de atitudes dos condutores tidas como fatores de risco.
Fonte: Ministério da Saúde