Notícia

Pároco de Nossa Senhora da Glória (SE) morre aos 85 anos

Com informações da Paróquia de Nossa Senhora da Glória


 
(Foto: Reprodução)


Morreu na madrugada desta segunda-feira (03) em Aracaju, o padre Leon Gregório, 85 anos. O pároco estava afastado há dois meses da paróquia de Nossa Senhora da Glória para tratamento de saúde.

Padre Gregório, nasceu na Bélgica, e chegou em Glória na década de 70 e fez um grande trabalho assistencialista no município. Construiu asilo, escola, creche, mantendo fardamento, material escolar e alimentação.

Foi pároco de Propriá, Canhoba, Amparo de São Francisco, Telha, até 1971, desenvolvendo com o padre Nestor grande trabalho social, concretização das atividades espirituais evangelizadoras, fundando também o Colégio Santo Antônio e a igreja de São Pedro.

Em 1971, assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Glória (incluindo então Monte Alegre, Poço Redondo, Canindé de São Francisco) até 06 de fevereiro de 2000, quando ficou Pároco emérito, continuando atividades espirituais e sociais.

Trabalho social

Padre Gregório, ao longo de seus 57 anos de sacerdócio, colaborou na implantação de Cooperativa agrícola que deu origem ao Povoado São Clemente (por esse motivo conhecido também como Vila do Padre), a creche, Jardim de Infância, Orfanato, Criança-Cidadã, Pastoral da Criança, Projeto Luz do Sol, Pastoral da Saúde (trazendo milhares de filtros de água para as pessoas que consumiam água sem nenhum tratamento), hospital, ambulatórios, ¬farmácias comunitárias (com as assistências de enfermeiras francesas), Colégio de 2º grau, apoio aos assentamentos rurais, produção de milhares de mudas de árvore.

O corpo do padre está sendo velado no Jardim do Padre, em Nossa Senhora da Glória, e será sepultado às 09 horas desta terça-feira, dia 04, na nova igreja da cidade.