Motocicleta fabricada na China será fiscalizada
No trânsito, ela passa despercebida como uma motocicleta, mas gera polêmicas ao causar grandes engarrafamentos. A mais nova extravagância dos sergipanos foi criada na China e chama-se Shineray. Para dirigi-la, muitos acreditam que o uso de capacetes e de habilitação não é necessário, fato negado pelo Departamento de trânsito de Sergipe (DETRAN).
Segundo o diretor de operações do Detran, Aristóteles Fernandes, não há como explicar a falta de informação das pessoas a respeito do uso da Shineray. “Não sei de onde estão tirando essa idéia de que não precisa usar capacete nem habilitação. É claro que precisa. Todo condutor de veículo motorizado com duas, ou mais de duas rodas deve ter habilitação. Nesse caso, tal documento denomina-se autorização de condução”, diz Aristóteles.
Ele explica ainda que tal autorização é fornecida ao condutor seguindo os mesmos procedimentos da carteira de habilitação tradicional. “O condutor passa por todos os exames e testes. Não se pode colocar um veículo motorizado nas mãos de alguém que não tenha capacidade de conduzi-lo. É uma grande irresponsabilidade. Acredito que as pessoas estejam equivocadas, mas faremos uma fiscalização nas ruas da cidade para verificar o cumprimento dessas normas”, completa o diretor.
A princípio, a fiscalização terá um caráter de orientação. As pessoas que estiverem conduzindo a Shineray sem capacete e/ou habilitação, terão o veículo apreendido. A liberação do mesmo apenas será feita com a apresentação do documento de uma pessoa habilitada.
Foto: Reprodução
Fonte: infonet