Ministério da Integração Nacional reconhece mais um município sergipano em situação de emergência


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu nesta terça-feira (07), a situação de emergência no município de Nossa Senhora das Dores, no Médio Sertão Sergipano.
Em decorrência do extenso período de seca e estiagem que atinge as regiões, a medida possibilita a prefeitura o acesso a recursos da União para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.
Além disso, o reconhecimento federal também permite à população afetada a renegociação de dívidas no setor agrícola junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica. A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) tem vigência de 180 dias.
Municípios sergipanos
O Governo Federal já havia reconhecido o estado de emergência devido ao período de seca, os municípios de Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Carira, Graccho Cardoso, Itabi, Macambira, Frei Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, Cedro, Propriá, Telha, Porto da Folha, Simão Dias, Poço Verde, Moita Bonita, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Gararu, Feira Nova, Monte Alegre de Sergipe, Cumbe, Aquidabã, Canhoba, Canindé de São Francisco e Pedra Mole.
Com a inclusão de Nossa Senhora das Dores na lista do Ministério da Integração Nacional, o Estado passa a ter 28 municípios com estado de emergência reconhecido pelo governo federal. Tobias Barreto e Japoatã também já foram reconhecidos pelo Governo do Estado, o que totaliza 30 municípios em estado de emergência, sendo que estes dois últimos, aguardam a análise e decreto federal.
Da redação: com informações da ASN
Contatos: e-mail: [email protected]
WhatsApp: (079) 9-9660-2561 (Não recebe chamadas)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.