Notícia
Menino de Ribeirópolis vence concurso nacional de redação para hemofílicos


Na redação de 10 linhas e escrita à mão, José Aparecido explorou o tema A paz no mundo começa em mim…. No texto, colocou que “o mundo tem dois lados, o ruim e o bom, por isso existe Deus… O mundo pede paz, mas o lado ruim não dá…” e encerrou dizendo que a “… esperança é a última que morre”.
Diagnosticado com hemofilia do tipo A, há três anos, José Aparecido é assistido pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), onde recebe o fator VIII.
No dia 30 deste mês, ele completa 10 anos de idade e viaja junto com a mãe, Maria de Lourdes dos Santos Vieira, no dia 14 de abril para Brasília, onde receberá a premiação. A solenidade de entrega acontecerá no dia seguinte.
De acordo com o superintendente do Hemose, Gustavo Filho, o hemocentro cuidará do transporte de José Aparecido e da mãe, do povoado onde residem até o aeroporto e também no retorno de Brasília, previsto para o dia 16.
Concurso
Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o concurso visa comemorar o Dia Mundial da Hemofilia, celebrado em 17 de abril. As primeiras 12 redações selecionadas serão utilizadas para ilustrar a agenda 2011 do concurso.
O evento tem ainda como objetivos a valorização das pessoas com hemofilia, o incentivo à capacidade criativa e a interação dos pacientes com os centros onde são tratados. Em Sergipe, o Hemose tem atualmente 110 hemofílicos cadastrados. Deste total, 98 são homens e 12 são mulheres.
Foto: Ascom/Saúde
Fonte: Agência Sergipe de Notícias (ASN)