Notícia

Baleado durante abordagem a assaltante, delegado Marcelo Hercos morre após cerca de 26 dias internado

Na madrugada deste domingo (17) morreu no Hospital São Lucas, em Aracaju (SE), o delegado de Polícia Civil de Sergipe, Marcelo Hercos Lyrio de 42 anos. Ele estava internado desde a tarde de sexta-feira, dia 24/09, depois de ser transferido do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho. O falecimento do delegado ocorreu por volta das 03h20, segundo informações passadas pela assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE).

O delegado Marcelo Hercos foi alvejado a tiros durante abordagem a três elementos no momento em que eles deixavam uma loja de conveniência, anexo a um Posto de Combustível na Avenida Melício Machado, na Zona de Expansão, na capital sergipana, no final da tarde de 21 de setembro. A autoridade de polícia judiciária fazia compras no estabelecimento, quando percebeu que os meliantes tentavam passar cédulas falsas de Real no local.

Após aguardar os elementos saírem do estabelecimento comercial, o delegado decidiu realizar a abordagem, momento em que um deles reagiu e entrou em luta corporal. Usando a própria arma do delegado, o indivíduo atirou, acertando Marcelo Hercos com três disparos. O delegado foi socorrido e levado, inicialmente, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do conjunto Augusto Franco e depois, foi transferido para o HUSE Governador João Alves Filho.

Os envolvidos no episódio com o delegado Marcelo Hercos, num total de quatro indivíduos, foram identificados após a Polícia Civil iniciar as investigações. Na manhã do dia seguinte ao fato, policiais do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) prenderam Daniel dos Santos de 23 anos, conhecido por Gordo, e Manuel Santos Farias Neto de 27 anos. A dupla foi localizada em uma pousada na Orla de Atalaia, na Zona Sul de Aracaju (SE). Já no dia 24 de setembro, foi preso em Salvador (BA), o indivíduo Cristian Magno dos Santos Cruz, apontado como responsável pelo aluguel do veículo GM, modelo Prisma, com placas do Estado da Bahia, que estava em posse dos três comparsas na capital sergipana.

O quarto elemento, autor dos tiros contra o delegado, foi identificado como Wellington de Carvalho Bispo de 26 anos. Ele preso também na capital baiana pela equipe do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) no dia 23 de setembro. Todos os suspeitos se encontram presos na capital sergipana à disposição da justiça do Estado de Sergipe.

Logo após a confirmação do falecimento do delegado Marcelo Hercos a SSP/SE emitiu uma nota em nome do secretário de Segurança Pública e do Delegado-geral de Polícia Civil de Sergipe.

SSP Lamenta morte do delegado

O secretário de Segurança Pública, João Eloy de Menezes, e o Delegado-geral, Thiago Leandro, lamentam profundamente o falecimento do Delegado Marcelo Hercos Lyrio de 42 anos. Ele faleceu por volta de 3h20 da manhã deste domingo (17), no Hospital São Lucas, em Aracaju. Hercos estava internado desde o dia 21 de setembro, mas não resistiu aos ferimentos causados por disparos de arma de fogo durante sua intervenção em uma ocorrência policial no bairro Aruana, Zona de Expansão da capital.

(Foto: Arquivo/Gilson de Oliveira)

Marcelo Hercos Lyrio era casado, ingressou na Polícia Civil de Sergipe no dia 26 de dezembro de 2006. Era formado em Direito e com especializações em Direito Penal e Processual Penal e Gestão Estratégica de Segurança Pública. Ele era o titular da 7.ª Delegacia Metropolitana, sediada no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, Região da Grande Aracaju.

Durante sua trajetória profissional de mais de 16 anos, Marcelo Hercos ocupou os cargos de Delegado Regional de Itabaiana e das cidades de Boquim, Pedrinhas, Porto da Folha, Japaratuba, Pirambu e 9.ª Delegacia Metropolitana (9.ª DM), no bairro Santa Maria, em Aracaju. O jovem delegado também atuava em apoio a Delegacia de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama) nos municípios do interior de Sergipe.

Profissional empenhado, Marcelo participou de diversos cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior ao longo da carreira, tais como: Estágio de Aplicações Táticas, promovido pelo BOPE da PM do Rio de Janeiro, Curso de Táticas Defensivas, Course Negotiations and Hostage Rescue, Cati Tactical Training, Capacitação no Emprego da Carabina Armalite 5,56 MM, modelo m15, entre outros.

O Delegado-geral, Thiago Leandro, ressalta que a partida do jovem e talentoso delegado deixa uma lacuna na Polícia Civil, mas que sua história de coragem, destemor e de grandes serviços prestados ao povo de Sergipe jamais serão esquecidos.

Da Redação: Gilson de Oliveira
Contatos: [email protected]
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.