Agricultor colhe raízes gigantes de macaxeira no Agreste Sergipano


Água farta para irrigação com uma adubação rica em nutrientes está fazendo com que o agricultor Adalberto dos santos colha raízes de macaxeira que impressionam, devido ao tamanho fora de padrão da espécie vegetal, em sua plantação, com túberos que podem pesar até 15 quilos e ter 60 centímetros de comprimento. Ele é um dos irrigantes do Perímetro Irrigado Jacarecica II, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), em Malhador.
(Foto: Ascom/Cohidro)
O lote de 5 hectares fica no Assentamento Dandara que é atendido pela Cohidro. Nele, Adalberto tem lavoura de milho, batata-doce, inhame, abobrinha, amendoim, mas são suas duas tarefas de plantio da macaxeira – também conhecida como aipim ou ainda mandioca-mansa – que o tem feito, ao mesmo tempo que contente, um pouco inconformado.
“Assisto os jornais mostrando outros agricultores colhendo a macaxeira e dizendo serem as maiores do Estado, quando olho a que colho aqui, vejo que são maiores, mais produtivas. Nesse meu pé aqui mesmo, devo tirar entre 40 e 50 quilos”, destacou o agricultor, enquanto mostra as raízes do seu pé plantado há 8 meses atrás.
Fonte: Ascom da Cohidro