Senador sergipano está entre os cotados para a relatoria de Emenda Constitucional


(Foto: Moreira Mariz)
Os senadores Eduardo Amorim (PSC-SE) e Humberto Costa (PT-PE), médicos no Parlamento Federal, são os dois nomes mais cotados para a relatoria da matéria da Emenda Constitucional 29 no Senado.
O senador sergipano tem o apreço do presidente do Senado, que já sinalizou positivamente; já o pernambucano é o líder do Governo na Casa. Para Amorim a União precisa aderir ao princípio da percentualidade. “Os municípios já são obrigados a investir 15% em saúde, os estados 12%. A União também precisa adotar esse caminho, e investir 10%”, completou.
Já o senador Humberto Costa afirmou que o Palácio do Planalto defende o texto aprovado pela Câmara, mas que concorda com a derrubada do dispositivo que retira as verbas do Fundeb (Fundo de Valorização dos Profissionais de Educação) da base de cálculo do percentual de recursos a serem aplicados pelos estados. Com essa decisão, cerca de R$ 7 bilhões deixarão de ser retirados do orçamento do SUS. Existe a possibilida dos dois senadores (Amorim e Costa) dividirem a relatoria e apresentarem a melhor proposta para a saúde brasileira.