Notícia

Homem morre após esperar por mais de 12h pelo SAMU para ser transferido da UPA de Tobias Barreto para Aracaju

O paciente Genivaldo Barbosa dos Santos de 52 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Tobias Barreto, na Região Centro Sul de Sergipe, por volta da 19h30 do domingo (19) após sofrer uma queda de motocicleta.

Com graves lesões na cabeça, o homem faleceu na manhã de segunda-feira (20), enquanto aguardava sua transferência para o Hospital de Urgências de Sergipe Gov. João Alves Filho (HUSE), em Aracaju, que deveria ter sido realizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA).

De acordo com informações da família, a vítima foi intubada e esperava ser transferido para a capital sergipana. No entanto, somente por volta das 10h da manhã foi quando iniciaram os procedimentos para remoção do paciente, após a chegada da equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

No momento da chegada do helicóptero do GTA, o homem estava sendo reanimado, mas acabou não resistindo à gravidade dos ferimentos. O corpo de Genivaldo Barbosa foi sepultado nesta terça-feira (21) no povoado Samambaia, Zona Rural de Tobias Barreto.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentou o ocorrido e informou que determinou a abertura de processo administrativo para verificar a ocorrência de eventuais falhas no fluxo para a remoção do paciente e apontar medidas judiciais cabíveis.

A nota diz ainda, que o Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi acionado para fazer a transferência do paciente, chegando a pousar em Tobias Barreto, mas o paciente evoluiu para óbito ainda na UPA.

Da Redação: Gilson de Oliveira
Contatos: [email protected]
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com sugestões, fotos e vídeos)

*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.