Notícia

Operação de enfrentamento aos crimes de homicídio e tráfico de drogas deixa quatro investigados mortos

A Operação, batizada de Itaruã, foi desencadeada pela Delegacia de Itaporanga D’Ajuda no final da madrugada de sexta-feira (01) em quatro municípios sergipanos visando combater crimes de homicídio e tráfico de drogas. A ação policial, que recebeu o apoio de unidades das Polícias Civil e Militar, buscou o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em Salgado, Itaporanga D’Ajuda, Aracaju e Tobias Barreto.

A Operação resultou na apreensão de quatro armas de fogo, entre elas uma pistola, provavelmente a arma utilizada no cometimento dos homicídios que estavam sendo apurados em Itaporanga D’Ajuda. Em meio à ação, os investigados Danilo Oliveira Silva de 23 anos, conhecido por “Kaik”, que respondia por homicídio; Maciel Freire dos Santos de 24 anos, investigado por homicídio; Gladston Dias de Jesus de 24 anos, conhecido pela alcunha de Guigo, que tem em seu histórico criminal tráfico de drogas e homicídio, e Manoel Filipe Dias de Jesus de 30 anos, conhecido por Manezinho, investigado por roubo, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, e que tinham mandados de prisão ou de busca e apreensão em aberto e extensas fichas criminais, se confrontaram com as forças policiais e acabaram mortos.

De acordo com as investigações da polícia, em meados do mês de julho de 2023 ocorreu um crime de homicídio no povoado Alto do Coelho, envolvendo a disputa por tráfico de drogas. Durante as diligências e ouvindo testemunhas oculares, a polícia identificou dois possíveis autores. Em setembro, os mesmos envolvidos da associação criminosa cometeram mais um homicídio com a mesma motivação: o tráfico de drogas. As investigações foram intensificadas e pelo menos mais um autor foi identificado.

Segundo a polícia, Danilo, Maciel e Gladston são suspeitos de terem cometido, pelo menos, dois homicídios em Itaporanga D’Ajuda, neste segundo semestre de 2023. Ainda de acordo com as informações policiais, Manoel foi localizado na cidade de Itaporanga D’Ajuda; Gladston no município de Salgado; Danilo no bairro Lamarão, em Aracaju, e Maciel no bairro Aruana, também na capital sergipana.

Na Operação Itaruã, também foi cumprido mandado no Presídio Regional Juiz Manoel Barbosa de Souza (Premabas), em Tobias Barreto, uma vez que durante as investigações, constatou-se que um detento que se encontra na unidade prisional possui uma rede de vendedores de drogas no município de Itaporanga D’Ajuda, e que, inclusive, alguns desses crimes era a mando do próprio preso.

Durante o cumprimento do mandado de busca na cela do preso, foram encontradas e apreendidas drogas e anotações, com valores substanciais, como também foi cumprido um mandado de busca na casa da esposa do detento.

Unidades participantes da operação

Participaram da Operação, a Superintendência da Polícia Civil, Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Delegacia de Simão Dias, Departamento de Narcóticos (Denarc), Delegacia Regional de Itabaiana, Delegacia Regional de Estância, Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Grupamento Tático Aéreo (GTA) e unidades da Polícia Militar, por meio do 6º BPM, Batalhão de Polícia de Ações Táticas do Interior (Bpati), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp) e Canil da PM.

Operação Itaruã

A ação foi batizada como Itaruã, que em tupi-guarani significa Pedra Pacata, em referência ao nome Itaporanga, que tem como significado Pedra Bonita.

Da Redação: Gilson de Oliveira
Contatos: [email protected]
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.