Doze municípios sergipanos estão em situação de emergência em virtude da escassez das chuvas


O Estado de Sergipe, possui atualmente doze municípios em situação de emergência devido à seca e o período prolongado de estiagem. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 53.674 mil pessoas estão sendo afetadas. O município de Pinhão, no Agreste sergipano, foi o mais recente que passou a integrar a lista, quando o Governo do Estado publicou no final de outubro um decreto no Diário Oficial reconhecendo a emergência em virtude da escassez das chuvas.
O decreto que se encontra em vigor aponta os municípios de Monte Alegre de Sergipe, Ribeirópolis, Feira Nova, Tobias Barreto, Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Carira, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, Frei Paulo e Gararu. Segundo ainda a Defesa Civil, os municípios de Porto da Folha e São Miguel do Aleixo estão aguardando a homologação estadual, mas já tiveram a situação reconhecida pelo Governo Federal.
Diante da situação, a Operação Carro Pipa segue desempenhando normalmente assistindo as pessoas afetadas pela seca ou estiagem. O serviço está beneficiando atualmente 29.195 mil pessoas.
Importância do decreto
A homologação pelo Governo do Estado e o reconhecimento do decreto de Situação de Emergência pelo Poder Executivo Federal tornam possível aos entes o recebimento da ajuda humanitária assistencial por meio do repasse de recursos, a exemplo da Operação Carro-pipa, que tem por objetivo a distribuição de água potável às populações que sofrem com a escassez hídrica.
Da Redação: Gilson de Oliveira
Contatos: [email protected]
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.