Notícia

Motor da aeronave e um membro superior humano são encontrados durante buscas do Corpo de Bombeiros

Na manhã desta sexta-feira (07) as equipes do Corpo de Bombeiros reiniciaram as buscas com o objetivo de localizar o corpo do piloto da aeronave, tipo monomotor, que caiu no início da tarde de quinta-feira (06) em um manguezal do bairro Atalaia, na capital sergipana.

O Corpo de Bombeiros está atuando no local, com apoio de cães farejadores e guarnições de resgate, e do Grupamento Tático Aéreo (GTA), que sobrevoa a área onde ocorreu o acidente. Durante a varredura foi localizado o motor da aeronave, além dos pertences do piloto e um membro superior humano.

Segunda nota divulgada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE), a aeronave saiu na manhã de quinta-feira da cidade de Unaí, no noroeste de Minas Gerais, com destino a Aracaju, onde deixou um passageiro. O avião monomotor era pilotado por Adriano Eugenio de Leon Ribeiro de 32 anos. Ele havia sido contratado para fazer o voo particular do interior de Minas Gerais, com destino à capital sergipana.

(Adriano LeonPiloto da Aeronave que caiu em Aracaju)

Após o desembarque do passageiro, o monomotor foi abastecido e o piloto decolou do Aeroporto de Aracaju, por volta das 11h50, com destino à cidade mineira. No processo de decolagem, a aeronave apresentou pane e o piloto comunicou aos operadores do Aeroporto de Aracaju, e instantes após o contato houve a queda.

Populares acionaram o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e imediatamente foram direcionadas as equipes do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Militar e Polícia Civil para o local da ocorrência. Inicialmente, as equipes de mergulho do CBM adentraram o local e tiveram acesso, apenas, à parte traseira da cabine da aeronave.

Já a parte frontal da aeronave e os destroços foram encontrados soterrados no mangue, num raio de 50 metros onde aconteceu a queda do monomotor, conforme informações passadas pelo GTA. Após a Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, contratar um guindaste, as equipes fizeram as amarras na carcaça da aeronave para poder fazer o içamento seguro do equipamento. Por volta das 20h, o equipamento encontrado foi içado. (Fotos: André Moreira/Secom PMA)

Equipes do Quartel do Comando Geral (QCG), da unidade de Nossa Senhora do Socorro, e da Unidade Escola também estão atuando na operação de resgate. A Polícia Federal também faz o acompanhamento da operação, assim como os órgãos de fiscalização acompanham as investigações para elucidar as causas do acidente.

De acordo com o registro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave PR-ZSF, uma RV-10 de três lugares, foi fabricada em 2014 e adquirida em junho de 2018 pela HP Armazéns Gerais, empresa do ramo alimentício da qual Hugo Alves Pimenta é um dos sócios. A aeronave teve a operação para táxi aéreo negada, mas possuía registro ativo na categoria ‘privada experimental’.

Da Redação: Gilson de Oliveira
Contatos: [email protected]
WhatsApp: (79) 9-9977-1266 (Colabore com o Site com sugestões, fotos e vídeos)
*Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.