Sergipe comemora 190 anos de emancipação política


A Carta Régia que desanexou da Capitania da Bahia o território de Sergipe, emancipando-o politicamente, completa 190 anos neste dia 8 de julho.
A conquista foi o resultado da luta de criadores de gado e senhores de engenho, que na época eram responsáveis pelo abastecimento das capitanias da Bahia e de Pernambuco.
A Emancipação política de Sergipe resultou de uma luta madura, empreendida pela elite produtora local – criadores de gado e senhores de engenho – até então responsáveis pelo abastecimento das grandes Capitanias da Bahia e de Pernambuco. A reação da Bahia, rejeitando os fatos, criando obstáculos, gerando conflitos, bem demonstra a tutela, para adiar a decisão do Rei.
As circunstâncias da Independência do Brasil serviram para que a decisão da Carta Régia de 8 de julho de 1820 fosse confirmada e referendada por Pedro I, que chegou a elevar, novamente, São Cristóvão à condição de cidade, para ser a capital de Sergipe. A Constituição do Império, que é de 1824, colocou Sergipe entre as Províncias do Brasil.
O dia 8 de julho de 1820 tem sido convertido no símbolo da liberdade, da independência, da autonomia econômica e da construção da sociedade sergipana.
Fonte: “Pesquise – Pesquisa de Sergipe / InfoNet”